sábado, 18 de maio de 2013

UFC Virtual adota Enem e no final do ano lança edital de Seleção



 

UFC Virtual adota Enem e no final do ano lança edital de seleção 

sexta-feira, 17 de maio de 2013 11:47:00
Os estudantes interessados em cursar as graduações a distância da Universidade Federal do Ceará (UFC) devem inscrever-se até o dia 27 de maio no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pela internet: www.inep.gov.br e realizarem as provas nos dias 26 e 27 de outubro. As vagas ofertadas e seus respectivos polos de apoio presencial serão divulgados posteriormente por edital.
Até o ano passado o processo seletivo para ingresso de novos alunos acontecia por vestibular. Este ano, as notas do Enem serão utilizadas para a classificação dos ingressos em 2014, porém as oito graduações semipresenciais não estarão inseridas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Ao lançamento do edital, previsto para o final do segundo semestre de 2013, é necessário que os estudantes realizem a inscrição especificando o curso e o polo de interesse. Apenas no edital de seleção será divulgada a relação de cursos e vagas para os polos que a época estiverem aptos ao recebimento de novas ofertas.
É importante ressaltar que os cursos são oferecidos de acordo com a demanda de profissionais necessária a cada região (dados levantados pelas secretarias municipais de educação). Há polos que atualmente ofertam apenas três cursos semipresenciais da UFC, como é o caso do Polo de Jaguaribe, com os cursos de: Física, Química e Letras-Espanhol, mantendo, inclusive, estrutura de laboratório para aulas práticas, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC). Enquanto outros mantêm até seis cursos à disposição.
Acompanhe entrevista do Prof. Henrique Pequeno, Coordenador Adjunto da UAB-UFC, sobre informações do Enem e Edital Seletivo:

O que são os polos de apoio presencial?
Não só a UFC, mas outras Instituições de Educação Superior (IES) utilizam a estrutura dos polos para a disseminação de seus cursos superiores em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os polos de apoio presencial são unidades operacionais para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e administrativas dos cursos e programas a distância pelas instituições públicas de ensino superior no âmbito do Sistema UAB.
Estas unidades oferecem a infraestrutura física e tecnológica para que os alunos possam acompanhar os cursos a distância. Esta estrutura é mantida pelos Municípios ou Governos do Estado, de forma individual ou em consórcio. Já os IES são responsáveis pela estrutura pedagógica, ou seja, responde por ministrar determinado(s) curso(s) em certo município ou certa microrregião por meio dos polos de apoio presencial. Ver mais informações no site da UAB:www.uab.capes.gov.br.

Tweet This

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Parabéns aos nossos alunos concludentes


            O Polo UAB Flávio Marcílio, parabeniza aos alunos concludentes das Licenciaturas em Letras/Português e Matemática. Sentimos-nos honrados em participar no decorrer destes quatro anos de suas vidas acadêmicas. Foram momentos de alegrias, alguns obstáculos superados, muito esforço, mas, a vitória chegou, e com ela, a certeza de que agora muitas portas se abrirão.
            Felicidades a todos vocês!

            Equipe do Polo.
 

UFC realiza Colação de Grau


UFC Virtual realiza colação de grau de 101 novos professores  

sexta-feira, 10 de maio de 2013 13:54:00
Foi realizada às 17h30min de ontem (9), no auditório da FEAAC, a colação de grau de 101 concludentes dos cursos de licenciatura em Matemática, Química, Letras-Português e Letras-Inglês, do Instituto UFC Virtual. "Os formandos que aqui se reúnem vieram de todas as regiões do Estado. São pessoas que poderiam estar à margem do ensino superior, não fora o Sistema Universidade Aberta do Brasil, com o qual o UFC Virtual se consorciou para interiorizar o ensino de qualidade", disse o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Farias, em seu discurso durante a solenidade.
Em nome do corpo discente, falou Francisco Eilson Martins. Concludente do Curso de Matemática, assegurou que "esse dia 9 de maio será lembrado por todos nós", acrescentando que aquela cerimônia "não significava a despedida e sim o comprometimento de continuar nossa formação". Relembrou as dificuldades enfrentadas ao longo do Curso e admitiu que a palavra a simbolizar todos os graduandos era "guerreiros", que não desistem nunca. Chegaremos aonde quisermos ir, complementou. Agradeceu à UFC por disponibilizar os cursos semipresenciais e enfatizou que a conquista do diploma marca o fim de uma etapa e um novo começo.
Para a Profª Sâmia Alves Carvalho, Coordenadora do Curso de Letras-Inglês e oradora representante do corpo docente, trabalhar com ensino a distância é uma atividade instigante, e a palavra-chave para designar o aluno dessa modalidade é "autonomia". Destacou a tenacidade dos estudantes que se deparam com dificuldades como o cansaço depois de um dia de trabalho, a precariedade do acesso à Internet em municípios do Interior e a solidão. Concluiu seu pronunciamento parabenizando os formandos, que chamou de "vencedores". Seguindo o ritual previsto pelo cerimonial, o Pró-Reitor Custódio Almeida fez a entrega ao Reitor Jesualdo Farias da lista com as assinaturas dos concludentes que em seguida foram diplomados e prestaram juramento.
"Estou entre os primeiros a reconhecer que não foi fácil a trajetória acadêmica que vocês se propuseram e que hoje concluem galhardamente", reconheceu o Reitor ao dirigir-se aos formandos. E acrescentou: "houve adversidades, sacrifícios, noites insones e muitos quilômetros a percorrer, mas asseguro que o investimento que vocês fizeram em sua formação lhes trará compensações de toda ordem, tornando-os, sobretudo, mais habilitados a contribuir para o desenvolvimento de nosso Estado".
O Reitor da UFC enfatizou que os agora graduados foram testemunhas de "um período muito especial na história da universidade brasileira. A UFC, especialmente, atravessa uma quadra importante de sua história, marcada pela expansão e crescimento qualitativo. De variadas formas, a Universidade materializa seu propósito de aprimorar-se e democratizar-se, expandindo responsavelmente suas fronteiras, ampliando o número de vagas, multiplicando os cursos de graduação e pós-graduação, assumindo novas missões, lançando mão de novas tecnologias para alargar a abrangência de sua atuação transformadora. Exemplo disso é o Instituto UFC Virtual", destacou o Prof. Jesualdo. Finalizando o discurso, o Reitor desejou sucesso na vida profissional de cada um, "sucesso que há de derivar da abnegação, do gosto pelo saber, do compromisso social e da conduta ética".

Fonte: www.ufc.br 
 
Tweet This
Versão para impressão | © 2008 - 2013 Instituto UFC Virtual | Powered by mojoPortal |