sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Reabertura de Matrícula para 2014.1


Para os alunos da UAB, que tiveram suas matriculas canceladas e desejam retornar ao curso.


Informamos que o período para Reabertura de Matrícula para os alunos que desejam retornar ao curso em 2014.1 ocorrerá entre os dias 16 e 23 de outubro. Para solicitar a Reabertura de Matrícula o aluno deve entregar o requerimento (anexo) no Pólo de ensino no período estipulado. Junto ao requerimento, o aluno deverá anexar uma exposição de motivos e seu histórico acadêmico. Na posse dos documentos, os pólos de ensino os enviarão à Secretaria Acadêmica que, por sua vez, dará entrada na Pró-Reitoria de Graduação, responsável pela análise e parecer. Os requerimentos devem chegar à Secretaria Acadêmica, exclusivamente, por malote, até o dia 30 de outubro. 
Caso o aluno tenha o pedido deferido, a coordenação de seu respectivo curso irá elaborar um Plano de Estudos que, junto com o Termo de Ciência, deve ser assinado pelo aluno. Somente após esse procedimento a matrícula é reaberta. 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Alunos semipresenciais da UFC são convidados para participar da V Feira das Profissões



 

Alunos semipresenciais da UFC são convidados para participar da V Feira das Profissões 

sexta-feira, 2 de agosto de 2013 15:38:00
O período letivo 2013.2 mal começou e o Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual já tem um convite especial aos alunos semipresenciais. Estão abertas, até 14 de agosto, as inscrições de alunos voluntários que desejam participar da V Feira das Profissões, que acontecerá de 2 a 4 de outubro no Campus do Pici, em Fortaleza.
O evento auxilia os estudantes do ensino médio na escolha profissional, por meio de informações sobre os cursos de graduação da UFC prestadas por alunos da própria Universidade. Com o esclarecimento de dúvidas, é permitido aos pré-universitários, tanto da rede pública quanto da iniciativa privada, tomar uma decisão mais consciente sobre qual profissão seguir.
Este ano, a UFC Virtual pretende montar um estande ainda mais interativo e dinâmico e apresentar de forma atraente seus cursos de graduação a distância. Para isso, contamos com a colaboração dos alunos, matriculados em qualquer um dos 29 polos no estado, para apresentação da modalidade semipresencial com clareza e motivação, contribuindo para a divulgação da Educação a Distância.
Este é um momento de permuta de experiências de estudantes a distância com pré-universitários, que ainda buscam decisões profissionais, e interação entre os alunos semipresenciais e a Universidade. É uma oportunidade de desmistificar preconceitos e resistências que muitos ainda possuem com a modalidade e apresentar o material didático diferenciado, as ferramentas interativas, a flexibilidade de estudos e outras peculiaridades só permitidas com a EaD.
No ano passado, 6.752 estudantes da UFC trabalharam voluntariamente no evento. Os alunos têm direito a dois créditos no histórico escolar, que equivalem a 32 h/a como atividade complementar, e recebem camiseta e certificado de participação. Para isso, é necessário que os alunos preencham a Ficha de Inscrição Interna – V Feira das Profissões até a quarta-feira, dia 14 de agosto, e enviem ao polo o Termo de Compromisso assinado, até o dia 16 de agosto.
A Ficha de Inscrição e o Termo de Compromisso garantem ao aluno o recebimento da camiseta e certificado de participação. O estudante só recebe frequência de participação se estiver presente e devidamente vestido com a camiseta nos dias do evento e os créditos de atividades complementares serão computados mediante a apresentação do certificado de participação.
Os alunos que já se inscreveram pelo site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) devem aguardar as datas de confirmação e entrega de camisetas fornecidas pela Prograd. Porém é necessário o preenchimento também da Ficha de Inscrição Interna descriminando no campo ‘Observação’ que já se cadastrou online no site da Prograd.
Em sua quinta edição, a Feira das Profissões se consolida no calendário universitário como ferramenta que auxilia os estudantes secundaristas na escolha do curso de graduação. O objetivo dessa troca de informações proporcionada pela Feira é reduzir o risco de insatisfação do aluno com seu curso, consequentemente contribuindo para reduzir os índices de evasão na Universidade.
Tweet This
Versão para impressão | © 2008 - 2013 Instituto UFC Virtual | Powered by mojoPortal | HTML 5 | CSS | D

sábado, 10 de agosto de 2013

COLAÇÃO DE GRAU

195 alunos semipresenciais da UFC colaram grau na quarta, 7 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013 13:56:00


Alunos semipresenciais da Universidade Federal do Ceará colaram grau na quarta-feira, dia 7 de agosto, na Concha Acústica da UFC. Esta foi a primeira vez que os cursos a distância estavam integrados aos cursos presenciais da universidade através da solenidade de formatura. Ao todo, 195 alunos de Administração (39), Física (3), Letras Português (127), Matemática (2) e Química (24), de 15 municípios cearenses, encerraram um ciclo de esforço e dedicação iniciado com a oportunidade de ingresso na graduação pública e de qualidade sem precisar migrar para a Capital.
A aluna Luciene Pinto de Moura Sousa, formada em Letras Português, do Polo de Caucaia (Flávio Marcílio), já tem uma formatura em Pedagogia e optou pela faculdade de Letras por paixão a Língua Portuguesa. “Já trabalho na rede pública de ensino há 10 anos e a modalidade de Educação a Distância me proporcionou a oportunidade de realizar este grande desejo de me aprofundar meus conhecimentos da língua português. E hoje o que sinto é uma sensação maravilhosa de missão cumprida junto com o medo natural do futuro, mas é um medo que vem com um aconchego, que faz a gente construir e planejar melhor”, comenta.
Já Francisca Ângela Ramos Semião, do curso de Matemática, do Polo de Aracoiaba a faculdade lhe proporcionou a oportunidade de ingressar no magistério. Com um ano de curso, ela foi admitida na rede pública de ensino como professora de Matemática e hoje se orgulha de ter agarrado a oportunidade do ensino superior. “A Educação a distância não é fácil. Você precisa ter autonomia e dedicação para caminhar a te o final. Diferente do curso presencial, nós não temos o professor para sanar nossas dúvidas nas aulas. Tive, muitas vezes, que formar grupos de estudos com os colegas para entendermos as lições. Foi um desafio muito grande, mas o importante é que deu certo”, esclarece.
O Coordenador Adjunto dos Cursos Semipresenciais da UFC, Henrique Pequeno, ressalta a importância de mais uma formatura, não só para o Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual, mas, sobretudo, para os alunos que atingiram esta conquista. “Esta é a maior conclusão de turma realizada nos sete anos de trabalho com a graduação a distância na UFC. Quase 200 alunos, formando-se principalmente na área de licenciatura, que logo adentram no magistério, na rede pública ou particular de ensino, em suas regiões, por reflexo da sua formação e aproveitamento da oportunidade do acesso à educação superior”.
Segundo o coordenador, a UFC tem amadurecido a modalidade de EaD e estabelecido raízes para novos voos, em um alcance quiçá continental. “O reconhecimento dessas atividades no âmbito nacional tem propiciado convites para que a UFC participe da construção de programas como a Universidade do Mercosul, a qual o Profº Mauro Pequeno, Diretor Geral da UFC Virtual, é membro do grupo de trabalho para implantação desta oportunidade de educação a distância aos países da América do Sul”, acrescenta.
Acesse as fotos da Colação de Grau 2013.1 (por Giseldo Castro)
Graduação a distância na UFC em 2014
Com o objetivo de disseminar a educação superior para as localidades aonde os campi da UFC ainda não chegaram, a modalidade de Educação a Distância (EaD) garante a continuidade ao estudo de uma população com ânsia de novos conhecimentos. O ensino a distância permite a formação de professores sem o terceiro grau no interior do Estado, a oportunidade de pais e mães em cursar uma universidade sem deixar para trás suas famílias, assim como consentir que profissionais vislumbrem novos caminhos, com a educação superior, sem a necessidade de deslocamento para os grandes centros. O EaD é uma das maiores contribuições para o incentivo ao desenvolvimento de municípios com baixos IDH e IDEB.
Desde o dia 7 de agosto, a população de municípios como: Aracati, Aracoiaba, Barbalha, Beberibe, Brejo Santo, Camocim, Caucaia, Ipueiras, Itapipoca, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Gonçalo do Amarante, Tauá e Ubajara contam com novos licenciados e bacharéis. Novas ofertas foram confirmadas pelo Ministério da Educação para o ano de 2014, que serão disponibilizadas 1.393 vagas, distribuídas em sete municípios cearenses. Através da nota do Enem e inscrição no edital de seleção (ainda a ser lançado), os novos alunos começam a graduação a distância já no primeiro semestre de 2014.
O próximo ano será de expansão acelerada da educação a distância no Brasil. De acordo com João Vianney, membro do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), os maiores beneficiados serão as instituições preocupadas com a aprendizagem, pesquisa, tecnologia e competitividade. Em entrevista ao site Ache seu Curso, o consultor ressaltou o trabalho do Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual, unidade acadêmica de dedicação de Tecnologia da Educação, da UFC.
“A pesquisa mudou para as empresas que produzem educação corporativa, hoje muito à frente das universidades. Praticamente o único núcleo universitário preservado foi o da Universidade Federal do Ceará, onde o professor Mauro Pequeno conseguiu institucionalizar e especializar um departamento completo de EaD na universidade”, comenta. (Fonte: www.acheseucurso.com.br/novas-regras-da-educacao-a-distancia-gerarao-competitividade-e-mais-vagas.aspx em 29/07/2013).

Tweet This
Versão para impressão | © 2008 - 2013 Instituto UFC Virtual | Powered by mojoPortal | HTML 5 | CSS | Design by Eduardo Ferreira

domingo, 4 de agosto de 2013

V Feira das Profissões

:

Alunos semipresenciais da UFC são convidados para participar da V Feira das Profissões


O período letivo 2013.2 mal começou e o Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual já tem um convite especial aos alunos semipresenciais. Estão abertas, até 14 de agosto, as inscrições de alunos voluntários que desejam participar da V Feira das Profissões, que acontecerá de 4 a 6 de setembro no Campus do Pici, em Fortaleza.

O evento auxilia os estudantes do ensino médio na escolha profissional, por meio de informações sobre os cursos de graduação da UFC prestadas por alunos da própria Universidade. Com o esclarecimento de dúvidas, é permitido aos pré-universitários, tanto da rede pública quanto da iniciativa privada, tomar uma decisão mais consciente sobre qual profissão seguir.

Este ano, a UFC Virtual pretende montar um estande ainda mais interativo e dinâmico e apresentar de forma atraente seus cursos de graduação a distância. Para isso, contamos com a colaboração dos alunos, matriculados em qualquer um dos 29 polos no estado, para apresentação da modalidade semipresencial com clareza e motivação, contribuindo para a divulgação da Educação a Distância.

Este é um momento de permuta de experiências de estudantes a distância com pré-universitários, que ainda buscam decisões profissionais, e interação entre os alunos semipresenciais e a Universidade. É uma oportunidade de desmistificar preconceitos e resistências que muitos ainda possuem com a modalidade e apresentar o material didático diferenciado, as ferramentas interativas, a flexibilidade de estudos e outras peculiaridades só permitidas com a EaD.

No ano passado, 6.752 estudantes da UFC trabalharam voluntariamente no evento. Os alunos têm direito a dois créditos no histórico escolar, que equivalem a 32 h/a como atividade complementar, e recebem camiseta e certificado de participação. Para isso, é necessário que os alunos preencham a Ficha de Inscrição Interna – V Feira das Profissões até a quarta-feira, dia 14 de agosto, e enviem ao polo o Termo de Compromisso assinado, até o dia 16 de agosto.

A Ficha de Inscrição e o Termo de Compromisso garantem ao aluno o recebimento da camiseta e certificado de participação. O estudante só recebe frequência de participação se estiver presente e devidamente vestido com a camiseta nos dias do evento e os créditos de atividades complementares serão computados mediante a apresentação do certificado de participação.

Os alunos que já se inscreveram pelo site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) devem aguardar as datas de confirmação e entrega de camisetas fornecidas pela Prograd. Porém é necessário o preenchimento também da Ficha de Inscrição Interna descriminando no campo ‘Observação’ que já se cadastrou online no site da Prograd.

Em sua quinta edição, a Feira das Profissões se consolida no calendário universitário como ferramenta que auxilia os estudantes secundaristas na escolha do curso de graduação. O objetivo dessa troca de informações proporcionada pela Feira é reduzir o risco de insatisfação do aluno com seu curso, consequentemente contribuindo para reduzir os índices de evasão na Universidade.

Acesse:
Ficha de Inscrição Interna – V Feira das Profissões
Termo de Compromisso