quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Para estudioso, EAD pode ajudar a preencher as lacunas do ensino

Para estudioso, EAD pode ajudar a preencher as lacunas do ensino  

quinta-feira, 19 de setembro de 2013 9:37:00

Enquanto em países como Chile, Argentina, Estados Unidos e Reino Unido mais de 30% dos jovens frequentam a universidade, esse número cai para aproximadamente 15% no Brasil. “Como vamos competir com esses concorrentes no cenário global?”, pergunta-se o professor Fredric Litto. E ele mesmo responde: “educação a distância é a única forma de correr atrás do prejuízo”.
Litto é presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e professor aposentado da Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Ele questiona os diversos mitos que cercam a educação a distância (EAD) no Brasil e entravam o desenvolvimento dessa modalidade. Assim, traz à tona assuntos que envolvem não apenas a discussão sobre a qualidade da EAD, mas também ideias do senso comum que aumentam a resistência à modalidade.
Uma delas baseia-se na noção de que o ensino a distância é uma novidade. O professor lembra que a Universidade de Londres trabalha com essa abordagem desde 1858, com cursos por correspondência, e que foi a partir de cursos como esse que Mahatma Gandhi e Nelson Mandela concluíram seus estudos superiores. Litto ressalta também que a EAD não é composta apenas de conhecimentos estruturados em forma de curso, mas incluem ainda os acervos digitais, a realidade virtual, entre outros formatos que envolvem a mediação virtual, sem caracterizar-se como um curso.
Pesquisa na área precisa amadurecer
O avanço necessário em relação ao ensino a distância envolve, além da superação dos mitos, o desenvolvimento de pesquisas na área que explorem as possibilidades da modalidade. “Continuamos, infelizmente, presos a questões políticas, normas, legislação. Precisamos de muito mais alternativas pedagógicas, alternativas tecnológicas”, afirma Litto.
Hoje, a pesquisa saiu da concentração das universidades públicas e privadas e está sendo transferida para as empresas que produzem educação corporativa, que estão muito à frente das universidades. Praticamente o único núcleo universitário preservado foi o da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde o professor Mauro Pequeno, Diretor Geral do Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual conseguiu institucionalizar um departamento completo de EaD na universidade, e assim fugiu das amarras do MEC no período de 2007 a 2011.
A UFC deu início a pesquisas na modalidade em 1997, com o Grupo de Pesquisa em Educação a Distância, Projeto EDUCADI, coordenado por Mauro Pequeno. Financiado pelo CNPq, o projeto tinha o objetivo de aplicar tecnologias da informação e da comunicação em Educação a Distância em auxílio da construção de projetos escolares com intuito de minimizar os problemas de aprendizagem dos alunos do Ensino Básico em regiões urbanas marginalizadas. O pioneirismo e a qualidade desses estudos tornou a UFC Virtual referência no país em produção de conteúdo digital para EaD.
 
Professor Fredric Litto fala sobre como deve ser o perfil de um aluno que se propõe a fazer um curso a distância de graduação e quais são os critérios de escolha de um bom curso. (Revista Escola)

Fonte: Portal USP
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segunda-feira, 9 de setembro de 2013

MEC confirma mais de 1.300 vagas para a graduação a distância na UFC em 2014.



MEC confirma mais de 1.300 vagas para a graduação a distância na UFC em 2014  

segunda-feira, 9 de setembro de 2013 10:40:00
Com o objetivo de disseminar a educação superior para as localidades aonde os campi da universidade pública ainda não chegaram, a modalidade de Educação a Distância (EaD) garante a continuidade ao estudo de uma população com ânsia de novos conhecimentos. Novas ofertas foram confirmadas pelo Ministério da Educação (MEC) para os semestres de 2013.2 e 2014.1. Ao todo, 1.982 vagas públicas de graduação, ofertadas através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), serão disponibilizadas em três Instituições de Ensino Superior, para sete municípios cearenses, são eles: Beberibe, Caucaia, Itapipoca, Jaguaribe, Quixeramobim, Redenção e Russas.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) oferece o maior número de vagas, mais de 70%, o que representa 1.393, em seis municípios cearenses (com exceção de Redenção). São sete cursos de licenciatura: Física, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Pedagogia e Química. Este ano, a UFC adota o Enem também para ingresso aos cursos semipresenciais, porém as vagas disponíveis não entram na oferta do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Após as provas, marcadas para os dias 26 e 27 de outubro, será lançado edital para que os interessados, com a nota do Enem, façam a opção de curso e polo.

O ensino a distância é uma modalidade que permite, principalmente, a formação de professores sem o terceiro grau no interior do Estado. Mas também oferece a oportunidade de pais e mães cursarem uma universidade sem deixar para trás suas famílias, assim como profissionais vislumbrem novos caminhos viabilizados pela educação superior, sem a necessidade de deslocamento para os grandes centros. A EaD é uma das maiores contribuições para o incentivo ao desenvolvimento de municípios com baixos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
De acordo com João Vianney, membro do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o próximo ano será de expansão acelerada da educação a distância no Brasil. Os maiores beneficiados serão as instituições preocupadas com a aprendizagem, pesquisa, tecnologia e competitividade. Em entrevista ao site Ache seu Curso, o consultor ressaltou o trabalho do Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual, unidade acadêmica da UFC, responsável pelos cursos de graduação a distância.
“A pesquisa mudou para as empresas que produzem educação corporativa, hoje muito à frente das universidades. Praticamente o único núcleo universitário preservado foi o da Universidade Federal do Ceará, onde o professor Mauro Pequeno conseguiu institucionalizar e especializar um departamento completo de EaD na universidade”, comenta. (Fonte: www.acheseucurso.com.br/novas-regras-da-educacao-a-distancia-gerarao-competitividade-e-mais-vagas.aspx em 29/07/2013).

Relação da vagas disponíveis para a UFC em 2014:

IES
CURSO
MODALIDADE
POLO
VAGAS
UFC
FISICA
LICENCIATURA
CAUCAIA / CE
50
UFC
FISICA
LICENCIATURA
JAGUARIBE / CE
30
UFC
FISICA
LICENCIATURA
RUSSAS / CE
30
UFC
LETRAS ESPANHOL
LICENCIATURA
CAUCAIA / CE
50
UFC
LETRAS ESPANHOL
LICENCIATURA
ITAPIPOCA / CE
29
UFC
LETRAS ESPANHOL
LICENCIATURA
QUIXERAMOBIM / CE
50
UFC
LETRAS INGLES
LICENCIATURA
BEBERIBE / CE
50
UFC
LETRAS INGLES
LICENCIATURA
CAUCAIA / CE
30
UFC
LETRAS INGLES
LICENCIATURA
CAUCAIA / CE
60
UFC
LETRAS INGLES
LICENCIATURA
CAUCAIA / CE
30
UFC
LETRAS INGLES
LICENCIATURA
ITAPIPOCA / CE
30
UFC
LETRAS INGLES
LICENCIATURA
JAGUARIBE / CE
50
UFC
LETRAS INGLES
LICENCIATURA
QUIXERAMOBIM / CE
50
UFC
LETRAS PORTUGUES
LICENCIATURA
BEBERIBE / CE
50
UFC
LETRAS PORTUGUES
LICENCIATURA
CAUCAIA / CE
50
UFC
LETRAS PORTUGUES
LICENCIATURA
CAUCAIA / CE
30
UFC
LETRAS PORTUGUES
LICENCIATURA
CAUCAIA / CE
50
UFC
LETRAS PORTUGUES
LICENCIATURA
ITAPIPOCA / CE
29
UFC
LETRAS PORTUGUES
LICENCIATURA
JAGUARIBE / CE
50
UFC
LETRAS PORTUGUES
LICENCIATURA
QUIXERAMOBIM / CE
50
UFC
LETRAS PORTUGUES
LICENCIATURA
RUSSAS / CE
30
UFC
MATEMATICA
LICENCIATURA
BEBERIBE / CE
50
UFC
MATEMATICA
LICENCIATURA
CAUCAIA / CE
30
UFC
MATEMATICA
LICENCIATURA
CAUCAIA / CE
90
UFC
MATEMATICA
LICENCIATURA
RUSSAS / CE
30
UFC
PEDAGOGIA
LICENCIATURA
CAUCAIA / CE
30
UFC
PEDAGOGIA
LICENCIATURA
CAUCAIA / CE
50
UFC
PEDAGOGIA
LICENCIATURA
ITAPIPOCA / CE
50
UFC
PEDAGOGIA
LICENCIATURA
RUSSAS / CE
35
UFC
QUIMICA
LICENCIATURA
CAUCAIA / CE
60
UFC
QUIMICA
LICENCIATURA
JAGUARIBE / CE
30
UFC
QUIMICA
LICENCIATURA
QUIXERAMOBIM / CE
30
UFC
QUIMICA
LICENCIATURA
RUSSAS / CE
30
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