sexta-feira, 28 de março de 2014

Turma de Pedagogia 2014.1




      O Polo UAB Flávio Marcílio sente-se honrado em receber novos alunos do Curso de Pedagogia da turma de 2014.1. 

segunda-feira, 24 de março de 2014

Trancamento Parcial e Reabertura de Matrícula



 
Calendário:
Trancamento TotalPeríodo: início do semestre (1 de março) a 19 de maio  Formulário:http://www.semipresencial.virtual.ufc.br/images/normasgerais/arquivotrancamentototal.pdf
Reabertura de MatrículaPeríodo: 25 de março a 4 de abrilRequerimento:http://www.semipresencial.virtual.ufc.br/images/normasgerais/requerimentoreaberturadematricula.pdf
Transferência de PoloPeríodo: 5 a 7 de maioFormulário:http://www.semipresencial.virtual.ufc.br/images/normasgerais/transferenciadepolo.pdf

Como funciona o Trancamento de Matrícula?
Há duas modalidades de trancamento: total e parcial. Em qualquer dos casos, o aluno deve encaminhar solicitação ao polo de ensino, que encaminhará posteriormente a solicitação para a Secretária Acadêmica.
No trancamento parcial, o aluno pode solicitar trancamento em uma ou mais disciplinas em que já esteja matriculado, por desistência, desde que respeitado o limite mínimo de créditos no semestre corrente, que é característico para cada curso. O pedido deverá ser feito via polo de ensino, observando-se as datas estabelecidas e divulgadas.
No entanto, é importante observar que o aluno só pode solicitar trancamento de uma determinada disciplina por desistência uma só vez. Para trancar uma disciplina que já tenha sido trancada anteriormente, o aluno só poderá requerer no caso de doença devidamente comprovada pelo Serviço Médico da Universidade. (Regimento Geral da UFC, Art. 101(b)).
No caso de trancamento parcial, o aluno deve permanecer matriculado no mínimo de créditos permitido pelo Curso.
Para solicitar Trancamento Total, o aluno deverá preencher requerimento disponível no polo de ensino e estar enquadrado em um dos seguintes casos:
  • Doença atestada pelo Serviço Médico da UFC;
  • Mudança de domicílio para outra cidade;
  • Exercício de emprego, atestado pelo empregador, quando houver concomitância de horários;
  • Obrigação de natureza militar.
Observação: O trancamento total de matrícula, renovável a cada semestre, não conta tempo para efeito de jubilação. No entanto, o aluno não pode manter o vínculo institucional por interrupção dos estudos, seja por Trancamento Total, seja por Matrícula Institucional ou por abandono temporário, por mais de quatro semestres, seguidos ou não, de acordo com o Art. 107 do Regimento Geral da UFC.

Orientações para Reabertura de Matrícula:
Para solicitar a Reabertura de Matrícula o aluno deve entregar o requerimento no Polo de ensino no período estipulado. Junto ao requerimento, o aluno deverá anexar uma exposição de motivos e seu histórico acadêmico. Na posse dos documentos, os polos de ensino os enviarão à Secretaria Acadêmica que, por sua vez, dará entrada na Pró-Reitoria de Graduação, responsável pela análise e parecer. 
Caso o aluno tenha o pedido deferido, a coordenação de seu respectivo curso irá elaborar um Plano de Estudos que, junto com o Termo de Ciência, deve ser assinado pelo aluno. Somente após esse procedimento a matrícula é reaberta e o aluno passa a ter acesso, dentro do período definido pela Secretaria Acadêmica, à efetivação de sua matrícula.
A Reabertura de Matrícula acontece todos os semestres em datas definidas pela Secretaria Acadêmica. A divulgação dessas datas será realizada pelos Polos de ensino e no Portal do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual).

Transferência de Polo – Como solicitar?
Para solicitar mudança do polo do qual se encontra matriculado, o aluno deve preencher o formulário do Pedido de Transferência de Polo e anexar a documentação comprobatória que justifique sua solicitação.
Toda a documentação deve ser encaminhada à Secretaria Acadêmica ou ao polo de apoio presencial, que, por sua vez, deve encaminhá-la à Secretaria.
Após a análise da solicitação pela coordenação do curso, que dependerá também da existência de vaga, o aluno terá seu pedido deferido ou não.
Ressaltamos que a Secretaria Acadêmica disponibiliza anualmente um período específico para a transferência de polo, que, normalmente, é antes do período de matrícula. Aqueles interessados devem ter imprescindível atenção às datas especificadas para efetuar suas requisiçõe

sábado, 1 de março de 2014

                                        Saudações aos novos alunos de 2014.1

           Sentimos-nos honrados em receber novos alunos no polo de Caucaia FM.  As novas turmas que ingressaram este semestre de 2014.1 são: Licenciatura em Matemática, Inglês e Português, além de uma nova turma de Pedagogia.
           Parabenizamos a vocês que se esforçaram, lutaram por uma vaga na UFC e hoje estão aqui conosco,unindo-se as turmas mais antigas, enfrentando os novos desafios acadêmicos a procura de melhorias em suas vidas profissionais.
            Desejamos a vocês sucessos e muita saúde.
            Que Deus ilumine a inteligência de cada um.

                                                                                                       Polo FM
                                                                                                    Caucaia-Ceará