sábado, 10 de agosto de 2013

COLAÇÃO DE GRAU

195 alunos semipresenciais da UFC colaram grau na quarta, 7 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013 13:56:00


Alunos semipresenciais da Universidade Federal do Ceará colaram grau na quarta-feira, dia 7 de agosto, na Concha Acústica da UFC. Esta foi a primeira vez que os cursos a distância estavam integrados aos cursos presenciais da universidade através da solenidade de formatura. Ao todo, 195 alunos de Administração (39), Física (3), Letras Português (127), Matemática (2) e Química (24), de 15 municípios cearenses, encerraram um ciclo de esforço e dedicação iniciado com a oportunidade de ingresso na graduação pública e de qualidade sem precisar migrar para a Capital.
A aluna Luciene Pinto de Moura Sousa, formada em Letras Português, do Polo de Caucaia (Flávio Marcílio), já tem uma formatura em Pedagogia e optou pela faculdade de Letras por paixão a Língua Portuguesa. “Já trabalho na rede pública de ensino há 10 anos e a modalidade de Educação a Distância me proporcionou a oportunidade de realizar este grande desejo de me aprofundar meus conhecimentos da língua português. E hoje o que sinto é uma sensação maravilhosa de missão cumprida junto com o medo natural do futuro, mas é um medo que vem com um aconchego, que faz a gente construir e planejar melhor”, comenta.
Já Francisca Ângela Ramos Semião, do curso de Matemática, do Polo de Aracoiaba a faculdade lhe proporcionou a oportunidade de ingressar no magistério. Com um ano de curso, ela foi admitida na rede pública de ensino como professora de Matemática e hoje se orgulha de ter agarrado a oportunidade do ensino superior. “A Educação a distância não é fácil. Você precisa ter autonomia e dedicação para caminhar a te o final. Diferente do curso presencial, nós não temos o professor para sanar nossas dúvidas nas aulas. Tive, muitas vezes, que formar grupos de estudos com os colegas para entendermos as lições. Foi um desafio muito grande, mas o importante é que deu certo”, esclarece.
O Coordenador Adjunto dos Cursos Semipresenciais da UFC, Henrique Pequeno, ressalta a importância de mais uma formatura, não só para o Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual, mas, sobretudo, para os alunos que atingiram esta conquista. “Esta é a maior conclusão de turma realizada nos sete anos de trabalho com a graduação a distância na UFC. Quase 200 alunos, formando-se principalmente na área de licenciatura, que logo adentram no magistério, na rede pública ou particular de ensino, em suas regiões, por reflexo da sua formação e aproveitamento da oportunidade do acesso à educação superior”.
Segundo o coordenador, a UFC tem amadurecido a modalidade de EaD e estabelecido raízes para novos voos, em um alcance quiçá continental. “O reconhecimento dessas atividades no âmbito nacional tem propiciado convites para que a UFC participe da construção de programas como a Universidade do Mercosul, a qual o Profº Mauro Pequeno, Diretor Geral da UFC Virtual, é membro do grupo de trabalho para implantação desta oportunidade de educação a distância aos países da América do Sul”, acrescenta.
Acesse as fotos da Colação de Grau 2013.1 (por Giseldo Castro)
Graduação a distância na UFC em 2014
Com o objetivo de disseminar a educação superior para as localidades aonde os campi da UFC ainda não chegaram, a modalidade de Educação a Distância (EaD) garante a continuidade ao estudo de uma população com ânsia de novos conhecimentos. O ensino a distância permite a formação de professores sem o terceiro grau no interior do Estado, a oportunidade de pais e mães em cursar uma universidade sem deixar para trás suas famílias, assim como consentir que profissionais vislumbrem novos caminhos, com a educação superior, sem a necessidade de deslocamento para os grandes centros. O EaD é uma das maiores contribuições para o incentivo ao desenvolvimento de municípios com baixos IDH e IDEB.
Desde o dia 7 de agosto, a população de municípios como: Aracati, Aracoiaba, Barbalha, Beberibe, Brejo Santo, Camocim, Caucaia, Ipueiras, Itapipoca, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Gonçalo do Amarante, Tauá e Ubajara contam com novos licenciados e bacharéis. Novas ofertas foram confirmadas pelo Ministério da Educação para o ano de 2014, que serão disponibilizadas 1.393 vagas, distribuídas em sete municípios cearenses. Através da nota do Enem e inscrição no edital de seleção (ainda a ser lançado), os novos alunos começam a graduação a distância já no primeiro semestre de 2014.
O próximo ano será de expansão acelerada da educação a distância no Brasil. De acordo com João Vianney, membro do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), os maiores beneficiados serão as instituições preocupadas com a aprendizagem, pesquisa, tecnologia e competitividade. Em entrevista ao site Ache seu Curso, o consultor ressaltou o trabalho do Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual, unidade acadêmica de dedicação de Tecnologia da Educação, da UFC.
“A pesquisa mudou para as empresas que produzem educação corporativa, hoje muito à frente das universidades. Praticamente o único núcleo universitário preservado foi o da Universidade Federal do Ceará, onde o professor Mauro Pequeno conseguiu institucionalizar e especializar um departamento completo de EaD na universidade”, comenta. (Fonte: www.acheseucurso.com.br/novas-regras-da-educacao-a-distancia-gerarao-competitividade-e-mais-vagas.aspx em 29/07/2013).

Tweet This
Versão para impressão | © 2008 - 2013 Instituto UFC Virtual | Powered by mojoPortal | HTML 5 | CSS | Design by Eduardo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário